ENFERMARIA

O Colégio Little Kids conta com enfermeiras em tempo integral e
possui sala com aparelhos específicos para monitoramento da
saúde dos nossos littlezinhos.

NUTRIÇÃO

A educação alimentar e nutricional consiste em estratégias sistematizadas que possuem como objetivos a promoção de hábitos alimentares saudáveis e o incentivo da cultura e valorização da alimentação como elemento fundamental para a vida. Com base nisso, nossas nutricionistas planejam, organizam, dirigem, supervisionam e avaliam os serviços de alimentação e nutrição.

Elas também realizam assistência e educação nutricional a todos os alunos. Nesta perspectiva, a alimentação saudável é elementar para o desenvolvimento de práticas mais saudáveis de vida, já que influencia o crescimento e o desempenho cognitivo na idade escolar.

A educação nutricional ocupa um papel muito importante na infância, uma alimentação adequada, equilibrada, com diferentes fontes de nutrientes, refletirá de forma positiva na fase adulta, prevenindo determinadas doenças tanto na infância quanto na maturidade, promovendo qualidade de vida.Logo, o nosso objetivo é garantir que os nossos alunos tenham acesso a todos os nutrientes essenciais para cada fase da vida que esteja, respeitando toda a particularidade de cada aluno e/ou família, adaptando assim todas as receitas de acordo com a idade e as recomendações nutricionais e pediátricas, incluindo todos aqueles que possuem alergias e/ou intolerâncias.

PEDIATRIA

Apesar de não ser comum, a presença do pediatra acompanhando a Educação Infantil e Ensino Fundamental tem um importante papel, sendo fundamentalmente preventivo e educativo, promovendo a saúde, não apenas das crianças, mas de suas famílias e toda a equipe do Colégio Little Kids.

O pediatra trabalha de forma integrada com todos os profissionais e funcionários do Colégio de forma dinâmica, atualizada e respeitando os aspectos culturais locais e regionais, bem como as demandas específicas da instituição.

Focamos na construção de ambientes saudáveis, tanto físicos como emocionais.

Dentro das atividades que o pediatra desenvolve nas unidades do Colégio Little Kids incluímos:

• Prevenção, detecção e controle de doenças transmissíveis;
  • Orientação à família em relação ao quadro clínico da criança doente: após avaliação da equipe de saúde, orientamos os pais sobre a necessidade ou não de encaminhar a criança doente ao pediatra responsável ou ao serviço médico da área à qual pertence para o devido tratamento e acompanhamento.
  • Prestação de primeiros socorros sempre que necessário;
  • Administração de medicamentos apenas com Receita Médica, como forma de combater a automedicação e erros durante os tratamentos que puderem ser realizados no Colégio, bem como os atestados de saúde para que as crianças possam retornar às atividades após o afastamento por doença.

ODONTOPEDIATRIA

O serviço de odontopediatria fornecido pelo Colégio Little Kids tem o papel de avaliar e intervir nos casos com necessidade de tratamento odontológico, bem como orientar sobre a forma correta da higienização bucal em bebês e crianças.

O enfoque é trabalhar cada criança com individualidade e conscientizar sobre os cuidados necessários para alcançar a saúde bucal desejada.

Periodicamente, nossa odontopediatra avalia as condições bucais de cada estudante como, a presença de placa, cáries, erupção dentária, mordida, necessidade de aparelho, entre outros, encaminhando aos pais para que, caso haja necessidade de intervenção, já seja possível direcionar o tratamento.

Vocês sabiam que a higienização bucal deve ser realizada desde o nascimento? SIM!

Mesmo o bebê não tendo dentes presentes, a gengiva e a língua precisam ser higienizadas com gaze umedecida em água filtrada ou dedeira de silicone. Esse hábito, sendo criado desde o nascimento, facilita a criança a se adaptar à escovação e possivelmente torna sua realização mais tranquila, pois ela já estará acostumada com essa rotina de higienização!